terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Genética do betta

Introdução
A genética trata da reprodução, na transmissão dos genes, na sua expressão fisiológica e na sua capacidade de mudarem. Assim, perante diversos exemplares, machos e fêmeas, cabe aos criadores, conhecendo algo sobre o mecanismo genético, selecionar aqueles que tem maior probabilidade de transmitir as características desejáveis em suas linhagens. Para tanto, devemos nos basear em um padrão, seja o oficial divulgado por um clube de criadores, tal como o IBC, seja um padrão particular, que idealizemos para nosso trabalho.
O mais comum é que comparando os exemplares que possuímos com o "nosso" padrão, haja diversas melhorias a conquistar. Um programa de cruzamentos seletivos deve ordenar tais melhorias em termos de tempo, para que cada uma delas, da mais importante para a menos requerida, sejam perseguidas em sucessivos esforços. Podemos, por exemplo, querer alterar a padronagem de cor, o tamanho do corpo e a angulação das nadadeiras caudais de nossos exemplares. O correto, como exemplo, é programar que nos concentraremos no tamanho do corpo durante cinco gerações, na amplitude das nadadeiras durante outras quatro e afinal, enfocaremos apenas a cor, sem permitir que as conquistas anteriores sejam perdidas.
Normalmente, nos concentramos em características físicas, pois que são as mais facilmente observáveis e as que costumam ser pontuadas nas exposições. Tanto é assim que, nos guppies, a existência de padrões diversos na Europa e nos Estados Unidos fez com que as respectivas as linhagens sejam dessemelhantes, distintas. Mas sempre há criadores que também se preocupam com aspectos não visíveis, tais como a longevidade, a fertilidade e tendência ao canibalismo.
Das diversas variedades de Betta, quando puras, ou seja, compradas de criadores que controlam o genotipo, é possível produzir dezenas de milhares de alternativas de cor final. Os Bettas possuem 21 pares de cromossomos em seus óvulos e esperma, ou seja, 42 nas células normais. Estes cromossomos contêm os genes ou fatores responsáveis pela hereditariedade das características do peixe. Quando há um cruzamento, os 21 cromossomos do pai se associam aos 21 cromossomos da mãe, formando um genotipo único e um fenotipo. O fenotipo é aquilo que aparece, que podemos ver, o genotipo é a carga genética do exemplar, o que potencialmente carrega. Um betta vermelho não terá necessariamente apenas genes para vermelho, ele pode ter genes para azul, recessivos, que não se apresentaram no fenotipo, mas que poderão, em nova geração, vir a apresentar-se, visualmente.
Genética das Cores
As cores constituem certamente o principal "campo de batalha" dos criadores. Elas são formadas através da manipulação dos genes que influem nas camadas de cores. Isso não quer dizer que sejam o mais importante, como comprova o tremendo sucesso do Half Moon, de qualquer cor. Vejamos algumas possibilidades de cruzamento, ainda no nível menos complicado.
Melano - Preto
O gene que cria aumento da cor preta nos Bettas é recessivo ao gene do preto normal. Assim, se um Betta Melano for cruzado com um Betta normal, que não possua o gene para melano, os filhotes terão o fenotipo de Multicolorido. Esses filhotes estarão carregando o gene para Melano, embora não o demonstrem: eles são de "genotipo preto" mesmo que não possam ser distinguidos visualmente dos demais multicoloridos.
Cruzamentos de Betta Melano
pai Melano vs mãe Vermelha= filhos 100% Vermelhos (gene Melano)
pai Melano vs mãe Multicolor (gene melano)= 50% Melano, 50% Multicolor (gene Melano)
pai Melano vs mãe Melano = Fêmeas Melano são inférteis
Pai Multicolor (gene melano) vs Mãe Azul = 100% Multicolor (50% gene Melano)
Pai Multicolor (gene melano) vs Mãe Multicolor (gene melano) = 25% Melano, 75% Multicolor(67% gene Melano).
Camboja
Bettas Camboja tem este nome porque o gene que os determina foi descoberto nesse país. Seu corpo é desprovido de pigmento preto. Outras cores tais como Vermelho, Amarelo, Azul ou Verde podem estar presentes. O corpo se torna creme, nas nadadeiras o efeito não é tão notável e elas são coloridas, nunca de preto.
Cruzamentos de Betta Camboja
Pai Camboja Vs Fêmea Verde (corpo escuro)= 100% Multicolor (gene Camboja)
Pai Camboja vs Fêmea Multicolor (gene camboja) 50% Camboja, 50% Multicolor (gene camboja)
Pai Camboja vs mãe Camboja = 100% Camboja
Pai Multicolor (gene camboja) vs Mãe Vermelho (corpo escuro) =100% Multicolor (50% gene Camboja)
Pai Multicolor (gene camboja) vs Mãe Multicolor (gene camboja) =25% Camboja, 75% Multicolor(67% gene Camboja)
Vermelho Estendido
São Bettas em que o pigmento vermelho se amplia e adensa, tomando conta de todo o corpo e das nadadeiras. O peixe aparece com a cor vermelha, sólida, brilhante. A mutação é dominante sobre o vermelho normal.
Cruzamentos de Betta VERMELHO ESTENDIDO
Pai Vermelho estendido vs mãe Multicolor = 100% Vermelho estendido
Pai Vermelho estendido vs Mãe Vermelho estendido = 100% Vermelho estendido
Amarelo
Amarelos também são chamados de Não-vermelhos. Esse gene causa a formação de pigmento amarelo, ao invés de vermelho. O gene afeta o vermelho normal e o vermelho estendido. O gene para o amarelo é recessivo a ambos os genes de vermelho.
Cruzamentos de Betta AMARELO
Pai Amarelo vs Mãe Multicolor (vermelho normal) = 100% Multicolor (gene Amarelo)
Pai Amarelo vs mãe Multicolor (não vermelho) = 50% Multicolor(gene Amarelo), 50% Amarelo
Pai Multicolor (gene não vermelho) vs Mãe Multicolor (gene não vermelho) = 75% Multicolor(67% gene Amarelo), 25% Amarelo
Pai Amarelo vs Mãe Vermelho estendido = 100% Vermelho estendido
Pai Amarelo vs Mãe Amarelo = 100% Amarelo
NÃO VERMELHO
Notou-se que os Mármore carregavam um gene que os tornava livres de qualquer pigmento vermelho, inclusive nas nadadeiras peitorais e nas guelras. O pouco vermelho que surge em filhotes de Mármore desaparece, na maioria das vezes, à medida em que crescem. Cruzando esses peixes com Cambojas Azuis ou Verdes, se consegue lindos Pasteis. É possível, também produzir Azuis e Verdes de corpo escuro que mostram a falta do vermelho. O gene de falta de vermelho, red loss gene, é muito variável em sua expressão e é dominante sobre todos os outros genes de vermelho, exceto o Vermelho estendido.
Cruzamentos de Betta NÃO VERMELHO
Pai Não vermelho vs Mãe Multicolor = alta % Não vermelho
Pai Não vermelho vs Mãe Vermelho estendido ?
BORBOLETAS
São Bettas que possuem um gene mutante que imprime nadadeiras com cores misturadas. A primeira cor afetada por essa mutação foi o vermelho, mas hoje há Borboletas na maioria das outras cores. Alguns Borboletas tem nadadeiras que são quase que totalmente coloridas, exceto nas bordas, outros as tem totalmente claras. Há Borboletas em todos os graus, entre esses limites. O Borboleta ideal tem uma divisão igual entre as cores. A padronagem mesmo que dominante varia entre os exemplares, sendo comum encontrar alguns poucos bons em uma ninhada, sendo a maioria não tão bonitos.
VERDES IRIDESCENTES
Nos Bettas selvagens a cor iridescente, azul ou verde, é a mais densa, que pode ofuscar as demais camadas. A distribuição normal do iridescente limitada a projeções nas nadadeiras.
Bettas verdes são também chamados de Turquesa, porque a cor, normalmente, tem uma tonalidade azulada. O gene mutante é denominado de iridescente espalhado porque o pigmento verde normal é de maior densidade e distribuído por todo o corpo e nadadeiras do peixe. Essa mutação faz com que peixe pareça de verde sólido, exceto na área da cabeça. Ela é dominante sobre o gene normal de iridescência.
Cruzamentos de Betta VERDE IRIDISCENTE
Pai Iridescente espalhado vs Mãe Iridescente normal = 100% Iridescente espalhado
Pai Iridescente espalhado vs Mãe Iridescente espalhado = 100% Iridescente espalhado
AZUL METÁLICO
Bettas Azuis Metálicos são produzidos por um gene mutante. O Verde normal é modificado para parecer azul metálico, ao invés de verde. Tal mutação afeta não apenas a distribuição iridescente normal, mas também a Iridescente espalhada. Assim, você pode ter Bettas Azul Metálico sólidos se combinar esta mutação com a iridescente espalhado. Nem o verde normal, nem o azul metálico são dominantes sobre o outro. Eles interagem para produzir uma mistura das duas cores. Esse primeiro exemplo de dominância intermediária produz o Azul Real. Embora simples, isso quer dizer que um Betta verde possui dois genes normais verdes, um Azul Metálico possui dois genes mutantes azul metálico e um Betta Azul possui um gene normal verde e um gene mutante azul metálico.
AZUIS
São chamados de Azul Real (Royal Blue). Como visto acima, este peixes tem um gene verde normal e um azul metálico, que combinam para produzir a cor intermediária. Muitos julgam essa cor uma das mais bonitas e acham estranho que do cruzamento de um verde e um azul metálico os filhotes sejam azuis...
Cruzamentos de BettaS IRIDESCENTES
Pai Verde vs Mãe Verde =100% Verde
Pai Verde vs Mãe Azul =50% Verde, 50% Azul
Pai Azul Metálico vs Mãe Azul Metálico = 100% Azul Metálico
Pai Azul Metálico vs Mãe Azul = 50% Azul Metálico, 50% Azul
Pai Azul Metálico vs Mãe Verde = 100% Azul
Pai Azul vs Mãe Azul = 25% Verde, 50% Azul, 25% Azul Metálico
Mármores [marbles]
O betta mármore foi criado no início dos anos 70 por Orville Gulley, um preso do instituto penal em Indiana [3, 8]. Orville criava betta em jarros de manteiga de amendoim, como parte de um programa de reabilitação. A história conta que Orville estava tentando criar um betta borboleta preto que o conduziu à descoberta do gene mármore. Walt Maurus e um punhado de outros criadores começaram a criar o padrão mármore por toda parte e isto levou à distribuição dos mármores para todos os Estados Unidos. Os primeiros mármores eram pretos e brancos, mas agora eles estão disponíveis em virtualmente qualquer cor imaginável.
Em jovens bettas mármores a padronagem mármore [ou o desenho da distribuição das cores do corpo/nadadeiras] pode mudar de semana para semana e uma vez o peixe amadurecido, na maioria das vezes, a padronagem é fixada. A mutação mármore aparenta ser um gene parcialmente dominante, o gene mármore (Mb), que tem uma expressão [ou forma de manifestação no fenótipo do peixe] altamente variável. Quando mármores são introduzidos em uma criação de linhagem verdadeiramente de cor sólida, fica muito difícil [depois] para o criador retornar seu estoque ao estado inicial [ou seja; ao estado antes da introdução do mármore].
Mustard gas [gás mostarda]
O Mustard gas foi criado por Jude Als (Unkle Junkin). Os bettas Mustard gas originais tinham um corpo azul esverdeado sólido e nadadeiras amarelas. Como Jude Als desenvolveu esta linhagem, ele deu este nome a ela, mas de fato eles não são mais do que peixes bicolores azul/amarelo.
Como você pode ver nas figuras acima, hoje em dia, o termo mustard gas é um termo fantasia. A padronagem das cores dos diferentes MGs diferem de peixe para peixe. Alguns peixes também têm as extremidades azul/verde/preto ao redor de suas nadadeiras enquanto que, em outros faltam estas características. A maioria dos modernos "Mustard" nem mesmo se aproximam do original de Jude Als. Por causa destas controvérsias, nas exposições, bettas mustard gas são encaixados na classe dos bicoloridos.
Chocolate
Bettas chocolates, como eles são comumente chamados, têm um corpo marrom com nadadeiras amarelas. Mas, de fato, eles são bettas bicolores preto/amarelo.
Chocolates são cruzados freqüentemente com bettas amarelos para melhorar a cor de ambas as linhas. Em exposições, da mesma forma que os bettas mustard gas, os bettas chocolates são encaixados na classe dos bicoloridos.
Opacos [opaques]
Opacos foram criados pelo Dr. Gene Lucas. Para ser preciso, opaco, por si só, não é uma cor, mas um traço que é caracterizado por uma aparência empoeirada espessa. O fator opaco (Op) é herdado por uma dominância intermediária (parcial) [também chamada de co-dominância]. Opaco não necessariamente quer dizer branco, de fato, há três tipos; opacos azuis aços, verde e azul (azul real). Brancos opacos são, de fato, azuis aços opacos. Verdes e azuis opacos têm um brilho verde ou azul ao invés da pura cor branca.
A genética que compõe um branco opaco é representada por: C bl Si Nr Op [1].
C - O gene cambodia por falta de pigmento escuro no corpo que causa o corpo claro; 
bl - pigmento azul aço que dá a aparência de branco prateada quando em um fundo claro;
Si - O espalhamento do pigmento de iridócito, neste caso, azul aço sobre o peixe;
Nr - Não-vermelho, causa a inibição para produzir pigmento vermelho;
Op - Opaco, o gene especial que causa a aparência pulverizada do peixe.
Nota: É também possível para os opacos surgirem como resultado dos genes mármores. Para que isso aconteça certamente a iridescência azul aço e o fator opaco devem estar presentes.
O julgamento dos padrões do I.B.C. define esta raça (Opacos) como: peixe de corpo claro não vermelho similar em aparência aos pastéis. Porém, há guanina depositada dando uma aparência leitosa mais densa e uma opacidade à coloração destes peixes [os pastéis]. Estes depósitos são muito visíveis ao redor da cabeça e dos olhos e continuam a se acumular com [o aumento na] idade do betta.
Pastel
O pigmento empoeirado espesso "branco" é a chave para distinguir um opaco e um betta pastel. Isto pode ser observado facilmente olhando o peixe de acima e ao redor da cabeça. A genética que compõe um pastel é C Bl Si Nr (Op).
C - O gene cambodia por falta de pigmento escuro no corpo que causa o corpo claro;
bl - pigmento azul aço que dá a aparência de branco prateado quando em um fundo claro;
Si - O espalhamento do pigmento de iridócito, neste caso, azul aço sobre o peixe;
Nr - Não-vermelho, causa a inibição para produzir pigmento vermelho.
(Op) - Opaco, opcional, mas necessário enormemente. Se muito pouco fator opaco, os peixes aparecem translúcidos, e se muito, eles podem ser classificados como opacos).
Nota: Para ser completamente correto, opacos são atualmente também pastéis com a única diferença que opacos levam o fator opaco muito mais que os pastéis.
Pastéis são bettas iridescentes (azul, azul aço e verde). São os genes cambodia (C) ou não-vermelho (Nr) que os diferenciam do corpo iridescente escuro dos bettas normais.
Pastéis são homozigotos para cambodia, que lhes dá o corpo claro cor de carne. A maioria dos pastéis também carrega um pequeno fator opaco para lhes dar uma aparência iridescente mais sólida. Sem o fator opaco, a cor iridescente seria translúcida na ausência de pigmento escuro (negro ou vermelho).
Cobre & Máscara [Copper & Mask]
A agora tão popular cor de cobre e característica de "máscara" são ambas desenvolvimentos que foram criados [através] cruzando o Betta splendens com o Betta mahachai e/ou Betta imbellis. As duas últimas espécies têm um grau naturalmente mais elevado de iridescência nas escamas para compensar as águas mais escuras de suas terras nativas [8].
Outcrossing estes espécimes [híbridos] com o Betta splendens e cruzamentos seletivos resultaram em uma verdadeira criação de Bettas plakat híbridos que foi chamada "copper imbellis". Estes peixes possuíram duas novas características: (1) escamas metálicas e (2) máscara [cabeça colorida].
Através de criação seletiva, os criadores asiáticos tiveram sucesso para desenvolver o copper imbellis em uma linha de nadadeiras longas e seletivamente criando chegaram a um pesado e espesso metálico/cobre e uma máscara que estava mais ou menos cobrindo a cabeça.O típico brilho metálico/cobre é causado pela camada cristalina. Considerando que no clássico azul-verde os iridóforos são todo da mesma forma e tamanho, iridóforos metálicos são caracterizados por formas e tamanhos diferentes. Por causa disto, a camada cristalina influencia a refração do espectro de luz, que poderia ser uma explicação para as mudanças de cor que às vezes podem ser observadas nos metálicos.
A cor metálica cobre e a característica "de máscara" são características distintas que são ambas herdadas através de dominância intermediária (parcial) [co-dominância]. Cruzando-se um cobre com um azul normal (não-metálico) dará azul metálico na primeira geração (F1) com uma chance de voltar ao cobre na próxima geração (F2). As mesmas considerações para a característica de máscara. Quando um peixe totalmente mascarado (homozigoto para o gene mask) é acasalado com um peixe não mascarado isto pode conduzir a uma ninhada (F1) heterozigoto para o gene mask. Lembre-se que aqui o grau de mascaramento diferirá grandemente na descendência, alguns mostrarão alguma máscara enquanto outros não mostrarão. A próxima geração (F2) dará você peixes com mais sinais de mascaramento ou talvez até mesmo alguns completamente mascarados. Eu também penso que a seleção representa um grande papel aqui.
Ainda podem ser feitos muitos experimentos com estas características relativamente novas [metálico e máscara]. Estas características podem ser combinadas com outras cores como azul, melano, opaco, vermelho, amarelo etc. Ambas as características influenciam todos os outros tipos de cores e as possibilidades parecem quase ilimitadas!

Dragons
Os primeiros dragons surgiram alguns anos depois da mutação metálica tinha se estabelecido no mundo dos betta. Dragons são caracterizados por um iridescência espessa excepcional no corpo. A origem exata desta característica não é conhecida mas, como os metalicos, há uma grande chance que os dragons tenham se originado do cruzamentocom bettas selvagens.
A diferença principal entre os metalicos e os dragons repouse no desenvolvimento da iridescência no peixe jovem. Com os metalicos a cor definitiva já é visível em uma fase precoce do desenvolvimento (~2 meses de idade) mas, com dragons, a iridescência fica cada vez mais e mais espessa à medida que o peixe amadurece.
O traço dragon ainda pode ser combinado com muitas outras cores e mais conhecimento a cerca desta característica tem que ser coletado [para se saber ao certo como funciona o] seu comportamento genético.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, estou no segundo cruzamento para obter 100% melano (preto), mas a 1ª geração ao colocar para cruzar notei agressividade demais com isso maltratando muito as fêmeas, mas nesta mesma geração tenho alguns ótimos reprodutores.
    Eu quero saber como faço para obter pretos com nadadeiras amarelas;
    Pretos com nadadeiras vermelhas;
    pretos com nadadeiras vermelhas e ai vai.
    Muito grato.

    ResponderExcluir
  3. fiz uma criação de um beta preto com amarelo auguem ai sabe mais ou menos a cor dos alevinos eles já nasceram mais estou muito ansioso para ver o resultado?

    ResponderExcluir
  4. Irei fazer um cruzamento entre Red Cambodiam com Royal Blue. alguém sabe como nasceram (talvez) os alevinos?

    ResponderExcluir