sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dáfnias

As dáfnias são minúsculos crustáceos das espécies Daphnia pulex e D. magna sp. são provavelmente a comida ideal para pequenos peixes de água doce -- as dáfnias não morrem no aquário e irão comer lixo microscópico enquanto estiverem vivas. Aparecem em diversos tamanhos -- desde as dificilmente visíveis até às superiores a 3 mm. É uma fonte típica de comida de muitos peixes na natureza.
Criação:
As dáfnias podem ser criadas nos mais variados recipientes, desde pequenos aquários redondos até baldes do lixo de 100 litros. As criações dentro de casa podem ser alimentadas com restos de algas e sujeira aspirada do fundo do aquário, assim como fermento biológico, leite em pó, etc. O melhor alimento é a água verde.A água verde pode ser obtida usando fertilizante em água sem cloro. A água cheia de nutrientes é deixada exposta ao sol e dentro de semanas ficará verde graças aos esporos de algas transportados pelo ar.
Aquários de alevinos podem ser semeados com dáfnias. As dáfnias comem as bactérias que podem ser perigosas para os peixes e geralmente purificam a água. Os alevinos comê-las-ão quando crescerem.
Alevinos recém-nascidos podem igualmente ser adicionados diretamente a culturas de dáfnias (2 alvinos por litro) e irão alimentar-se a vontade. Porém, alevinos mantidos em aquários à sua medida e alimentados intensivamente irão crescer mais depressa.
Para apanhar as dáfnias pode usar-se uma rede fina.
Fontes:
Uma cultura pura de dáfnias pode ser obtida com criadores ou por correio.
As dáfnias podem também ser apanhadas em lagos com uma rede para plancton. Uma rede mais barata pode ser construida pelo próprio aquarista num sistema faça você mesmo. Costure uma rede cónica de malha fina, com um tecido fino semelhante às redinhas de artemia (tule, por exemplo)e prenda-a a um pedaço de arame dobrado em círculo. Coloque pesos num lado da moldura de arame e pendure-a num suporte . A rede pode ser lentamente arrastada atrás de um barco num lago onde se saiba que existem dáfnias. A moldura de arame manterá a boca aberta e os pesos irão agir como a cauda de um pipa impedindo a rede de rodar enquanto é arrastada. Esta técnica pode ser notavelmente proveitosa mas o aquarista deve tomar cuidado com os parasitas como a Hydra e diversos insetos carnívoros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário