quinta-feira, 13 de outubro de 2011

estufas para criação de bettas

Literalmente, estufa significa um recinto fechado em que se estabelece calor artificial, no entanto, a estufa para criação de Bettas deverá possuir uma utilidade maior, como por exemplo: manejo das desovas, manejo dos alevinos, acompanhamento do crescimento, manutenção dos exemplares para venda, acasalamentos, resguardar os animais não só do frio, mas também do calor, enfim será o laboratório de pesquisas. - AVALIAÇÃO PRÉVIA PARA CONSTRUÇÃO DA ESTUFA Em face das alterações climáticas dos últimos anos - altíssimas temperaturas no verão e baixíssimas temperaturas no inverno - a estufa deverá ser construída de acordo com as particularidades de cada região, prevendo não só o aquecimento interno, mas, também, a possibilidade de esfriamento do local caso seja necessário. Em nosso país, as estufas para a criação do Bettas são construídas, em sua maioria, de alvenaria ou de plástico próprio para esta finalidade. - CONSTRUÇÃO DE ESTUFA DE ALVENARIA Neste tipo de construção as paredes poderão ser de tijolos, devidamente embolsados. As telhas poderão ser de amianto, com algumas intermediárias de fibra, do tipo transparente, para permitirem a passagem dos raios solares, ou do tipo colonial, ou poderá ser de laje. Será conveniente a colocação de basculantes ou janelas de correr, para que, dependendo da temperatura ambiente, possam ser aberta ou fechada. O piso poderá ser confeccionado em ladrilho antiderrapante ou ardósia.
- CONSTRUÇÃO DE ESTUFA DE PLÁSTICO Neste tipo de construção as estruturas poderão ser de madeira, concreto armado ou ferro. Existem empresas especializadas na confecção dessas estufas. O plástico é acondicionado de forma que possa ser levantado na parte inferior (a parte que fica em contato com o solo) enrolado e fixado ao alto, de forma a permitir a entrada de ventilação quando necessário. O piso poderá confeccionado em ladrilho antiderrapante, concreto armado, ardósia ou pedra tipo brita.
- AS ESTANTES OU PRATELEIRAS As estantes ou prateleiras, onde serão acomodados os aquários, de reprodução e de crescimento, poderão ser confeccionadas em madeira (de preferência maçaranduba, em função da sua resistência a água, calor, umidade, etc) ou de concreto armado, com prateleiras de caibros. As estantes onde serão acomodados os vidros ou betteiras poderão ser confeccionadas em madeira, de preferência tábuas de maçaranduba (de 10 cm para vidros e de 15 cm para betteiras), fixadas diretamente à parede através de suportes de metal. Não é aconselhável o uso de mármore ou ardósia nas prateleiras, uma vez que vidros ou betteiras quebram com facilidade num simples atrito com este material. Preteleiras de tábus de maçaranduba, para acondicionamento de betteiras
- O TAMANHO DAS ESTUFAS O tamanho da estufa depende do tamanho do empreendimento que se deseja fazer. Exemplo: Numa estufa de oito metros de comprimento, por quatro metros de largura e três metros de altura poderão ser acondicionados confortavelmente: 50 aquários de 50 cm x 30 cm x 20 cm e mais de 2.000 recipientes individuais para Bettas macho; ou 4.500 vidros para manutenção de Bettas ou 4.000 betteiras. - ESTRUTURA DE TRABALHO Para realização dos serviços gerais de manutenção, será conveniente a colocação de uma pia com bancada, uma mesa grande, prateleiras na parede para colocação das betteiras ou dos vidros dos Bettasmachos. A colocação de calhas presas às estantes, próxima aos tanques, facilita as trocas e a sifonagem evitando as idas e vindas até a pia. Evita também que o chão fique constantemente molhado. Interior de estufa, caixas com calhas para escoamento de água .

Nenhum comentário:

Postar um comentário