segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Ampulárias

                                          ampulária desovando



                                             
                                 
ampulária desovando 

Há quem defenda que é bom ter ampulárias no aquário, pois as mesmas seriam excelentes faxineiras contribuindo assim bastante na limpeza do aquário. E você, concorda com isso?
Ampulária
Particularmente, eu não concordo nem um pouco com isso. Muito menos que as ampulárias devam ser classificadas como faxineiras.
Alguns aquaristas ainda por cima acreditam que as ampulárias se alimentam de fezes. O que não é verdade.
Quando entrei neste hobby também, por falta de conhecimento e falta de experiência, acreditei que as ampulárias seriam a perfeita solução para manter as boas condições de um aquário. Com o passar do tempo, descobri que na realidade toda matéria sólida (alimento, plantas, etc) que é inserido em um aquário ali permanece. Exceto que você retire.
Imagine que você coloque um pouco de ração no seu aquário para alimentar seus peixes. Parte desta ração poderá ser ignorada pelos peixes e servir de alimento para as ampulárias e no final acabarão serão excretadas por estas na forma de fezes. A outra parte que será consumida pelos peixes também será excretada por estes na forma de fezes. E para onde vão as fezes?
Até onde se sabe as ampulárias não se alimentam de fezes. Elas até podem revirar as fezes para tentar extrair dali alguma coisa útil. Sendo assim, não tem jeito, pois alguém irá precisar remover as fezes do aquário. Exceto que, em um aquário bem estabilizado aquelas fezes possam servir de adubo para as plantas. Mas ainda assim dependendo do aquário e do substrato utilizado a aparência poderá com o passar do tempo se tornar desagradável.
Neste ponto você deve estar se perguntando qual a finalidade de se colocar ampulárias em um aquário ou então até esta pensando em descartar as que possui. Calma. Também não é necessário ser tão radical pois elas tem seu lado positivo também. Mas tudo com moderação e bastante equilíbrio. Aliás, a palavra equilíbrio é excelente a ser observada para se obter um aquário bonito e com excelente saúde biológica.
Em um aquário bem equilibrado e com manutenção regular, uma ou algumas ampulárias serão perfeitas. E ainda contribuirão para a perfeição de toda biologia do aquário.
As ampulárias também são excelentes para o controle de algas no aquário. Algas estas que por natureza, até certo ponto são normais de serem encontradas em qualquer ambiente aquático, afinal se na natureza elas existem por que não em um aquário. O Excesso destas sim pode ser sinal de algum desequilíbrio seja por excesso de alimentos ou matérias orgânicas, excesso ou falta de luz, etc.
Como você pode estar percebendo até aqui, vale a pena inserir ampulárias em um aquário. Mas de forma moderada e o fundamental que é a manutenção regular. Mas de forma alguma estas poderão ser consideradas uma solução para evitar a manutenção do sistema aquático!
E não se esqueça de alguns detalhes importantes sobre as ampulárias:
  • Disputam o oxigênio disponível no aquário junto com os peixes;
  • Não se alimentam de fezes, pelo contrário, todo alimento que ingerem vira fezes;
  • Necessitam de alimentação complementar rica em cálcio;
  • Consomem algumas matérias em decomposição como plantas e peixes mortos, mas como resultado haverá mais fezes no aquário
  • Além de algas, elas apreciam bastante o resto de alimento deixado pelos peixes.
  • Se for colocar a ração de fundo, que é muito boa opção, coloque após desligar as luzes. Com certeza, elas irão comer na madrugada, uma vez que são seres que não apreciam muito a iluminação.
    As ampulárias podem também receber alguma complementação vegetal tais como rodelas de batata crua, abobrinha e outros. Alimentos ricos em cálcio são bastante recomendados.

fonte:aquarismo ornamental 

Um comentário:

  1. Gostei da postagem, mas ampulária NÃO compete o oxigênio com os peixes, uma vez que elas capturam o oxigênio atmosférico.

    ResponderExcluir