quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Piranha vermelha

História 

A Piranha Vermelha é originária da América do Sul. É a espécie de piranhas mais comum na aquariofilia.

Tem fama de ser um predador feroz, mas no entanto é um animal bastante tímido que gosta de estar escondido entre a vegetação e até a própria luminosidade deve ser reduzida.

Temperamento 

As piranhas são animais que vivem em grupo. Na natureza os grupos tipicamente têm entre 20 a 30 exemplares. No aquário, estar em grupo de pelo menos 4 indivíduos ajuda a ultrapassar alguma da timidez que as caracteriza.

Os exemplares maiores (15 a 24 cm) alimentam-se durante o fim-da-tarde até ao início da noite, enquanto que os exemplares mais pequenos (8 a 11 cm) são mais activos durante o dia.

É um animal com um ataque e mordida forte. Não deve ser misturado com outros peixes no aquário, uma vez que são animais que se alimentam de outros peixes. Se o aquário for suficientemente grande podem partilhá-lo com peixes do gênero pygocentros. Mas se um dos peixes se lesionar por algum motivos, mesmo dentro do próprio grupo de piranhas, este pode tornar-se um alvo fácil para as restantes.

Dieta 

A Piranha Vermelha é um omnívoro oportunista. Alimenta-se de insectos, peixes, moluscos e crustáceos. Pode também alimentar-se de pequenos animais terrestres que se cruzem no seu caminho, assim como algas e plantas.

Ocasionalmente pode ser alimentada com carne de frango, mas não é aconselhável manter esta dieta. Também não é aconselhável oferecer peixes vivos. Por vezes algumas piranhas resistem a comer peixes previamente mortos, mas todas podem ser habituadas a aceitar gradualmente alimento morto.

A comida que for colocada no aquário e não for comida deve ser retirada, pois causam imensa “poluição” no aquário. 

Descrição 

A Piranha Vermelha é um peixe cinzento/prateado, com uma mancha vermelha no ventre. As barbatanas são pretas, exceptuando as barbatanas peitorais que são avermelhadas ou alaranjadas.

Não há diferença notória entre machos e fêmeas, embora as fêmeas possam ter a barriga ligeiramente mais alaranjada do que os machos.

Aquário 

Um aquário de 200 litros pode ser suficiente para um pequeno grupo de piranhas. Mas se a intenção for reproduzir, o ideal é ter cerca de 6 indivíduos num aquário com 180 x 60 x 60 cm.

O PH deve estar entre os 5,5 e os 7,5 e a temperatura entre os 23 e os 27ºC. A dureza da água pode chegar aos 18ºgH, mas estas piranhas preferem geralmente água menos dura.

Fonte: arcadenoe.sapo.pt › peixes

3 comentários:

  1. OI BOM DIA,GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ TEM ALEVINOS DE PIRANHA PARA VENDER,POIS EU QUERO ADQUIRIR ALGUNS PARA COLOCAR EM UM AÇUDE,OU SE VOCÊ SOUBER DE ONDE EU ENCONTRO,POR FAVOR ME INFORME TUDO A RESPEITO.GRATO PELA ATENÇAO.

    ResponderExcluir
  2. Quero comprar alevinos de piranha onde encontro e qual valor do milheiro!!!!

    ResponderExcluir
  3. Onde posso comprar alevinos de piranhas?

    ResponderExcluir